Ad Valorem
- Cobrança adicional quando o exportador quer ter a sua
carga coberta num valor superior aquele provisionado num b/l comum.
Admissão
Temporária
Os bens submetidos ao regime de admissão temporária
sujeitam-se ao pagamento dos impostos federais exigidos na importação,
proporcionalmente ao seu tempo de permanência no território
nacional. Esta proporcionalidade será obtida pelo percentual
representativo do tempo de permanência do bem no País
em relação ao seu tempo de vida útil, determinado
nos termos da legislação do imposto de renda. Consulte-nos.
O Decreto nº 2.889, de 21 de dezembro de 1998
dispõe sobre admissão temporária de bens
para utilização econômica no País,
veja o link www.receita.fazenda.gov.br
All
Inclusive - Todas as taxas e sobretaxas incluídas
(na cotação de fretes)
Arrival Notice - Documento
que avisa ao consignatário sobre a chegada do navio e confirma
o frete e as taxas devidas.
As Freighted - Todas
as cargas taxadas na mesma unidade, peso ou medida.
AWB - Air Waybill
ou conhecimento de transporte aéreo
Base Port - Porto
(s) no qual a tarifa padrão se aplica. Servido diretamente
pelos armadores que fazem parte do acordo /tarifa.
Bill of Lading (B/L)
- Documento legal oficial que informa quem é o proprietário
da carga; documento negociável para receber a carga; contrato
entre o embarcador e o armador.
B/L Terms - Todos
os detalhes relevantes ao embarque/carregamento.
Box Rate - Um frete
total para mover uma carga em várias dimensões de
containers da origem ao destino.
BAF (Bunker Adjustment Factor) - Sobretaxa aplicada
pelo armador em cima do frete para cobrir o custo do combustível.
Bunker Surcharge
- o mesmo que BAF.
C & F (Cost & Freight)
- Custo e frete.
CBM - Cubic Meter - Metros cúbicos.
Certificate of Orign
- Documento formal declarando origem e detalhes relevantes sobre
a carga.
CFS Charge - Container
Freight Station charge, cobrada pelo armador pelo manuseio da
carga (geralmente carga solta) no terminal.
Clean on Board -
B/L emitido sem constar exceções.
Conference - Um
grupo de armadores que oferecem fretes iguais, Serviço
regular de/para os mesmos portos/regiões, valendo-se de
regras comuns para o mesmo tráfego.
Commercial Invoice
- Documento em papel timbrado do exportador contendo uma descrição
acurada da mercadoria e mostrando país ou origem. Deve
constar todos os itens a serem embarcados.
Cubic Foot - Pés
cúbicos.
Customs House Broker (CHB)
- Agente representante licenciado pelo FMC o qual providencia
o desembaraço da carga importada,em nome do consignatário,
junto à alfândega norte-americana.
DECEX
- Departamento de Operações de Comércio Exterior.
Diversion Charge
- Taxa por mudar o destino da carga, já embarcada , de
um porto para outro. A taxa é cobrada porque a operação
vai requerer manuseio de containers usando os guindastes.
Drawback
- Regime aduaneiro especial cujo maior impacto se dá na
formação do preço de exportação.
A operação de drawback acontece com a isenção
ou suspensão de vários impostos.
EIR - Equipment
Interchange Receipt . Documento que confirma a entrega do container
vazio no terminal designado pelo armador. Neste documento deve-se
anotar as condições em que o equipamento foi devolvido
(avarias, sujeiras, etc).
EDI - Eletronic
Data Interchange - Comunicação de computador para
computador entre o prestador de serviços e seu cliente.
Ex-Tarifário
ou TEC - No Brasil, produtos com redução
de imposto de importação..
Ex-Works - O comprador
recebe a carga diretamente da fábrica do vendedor e, a
partir daí, arranja o embarque , seguro e outros serviços
correlatos por sua conta.
FAK - Freight All
Kinds - um frete cobrado por container aonde se pode colocar qualquer
tipo de mercadoria.
FAS - Free Along
Side - carga colocada pelo vendedor no costado do navio.
FCL (Full Container
Load) - Contêiner completamente carregado.
Federal Maritime Comission (FMC)
- Agência do governo norte-americano responsável
por supervisionar os aspectos regulatórios da indústria
do transporte marítimo.
FOB - Free on board
.
Freight Claim -
Carta do cliente para o armador constando dados (b/l , temperature
chart etc) que confirmam a ocorrência de danos à
carga . Tal carta dá início ao processo de pedido
de ressarcimento ao armador.
Freight Collect
- Pagamento do frete a ser efetuado no destino pelo consignatário.
Fundo
para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias (FUNDAP)
O Estado do Espírito Santo criou um fundo especial através
da lei nº 2.508 de 22/05/70, o FUNDAP. Seus recursos têm
o objetivo de promover o desenvolvimento econômico através
do incremento nas atividades de comércio exterior que fluem
pelo porto de Vitória. Este programa é implementado
e atualizado por várias leis estaduais, decretos, portarias,
etc.
Todas as empresas que realizam importação-exportação
podem se beneficiar do programa através de empresa mutuária
do FUNDAP desde que suas atividades estejam sujeitas ao recolhimento
do ICMS.
O FUNDAP tem como meta o aumento da renda terciária do
Estado do Espírito Santo, bem como o incentivo a novos
investimentos nas áreas correlatas à importação-exportação,
tais como:projetos industriais, comerciais, agropecuários,
de turismo, de serviços, de transportes, etc.
Algumas atividades podem ter restrições.
Entendendo o FUNDAP:
Ao nacionalizar qualquer produto importado, são pagos os
seguintes impostos, com algumas exceções:
a. Imposto de Importação (I.I.) - 0 a 70%;
b. Imposto sobre Produtos Industrializados (I.P.I.) 0 a 35%;
c. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
(I.C.M.S.) normalmente 18%;
4. Diversos (Armazenagem, Capatazia, AFRM, SDA, DECEX, etc).
Através do FUNDAP, a nacionalização é
feita em nome da empresa mutuaria que obtém do Estado do
Espírito Santo uma "Declaração de Exoneração
do ICMS na Entrada de Mercadoria Estrangeira", com base na
Guia de Importação. O ICMS, portanto, não
é pago na liberação das mercadorias. Após
a emissão da Nota Fiscal de Venda da empresa mutuaria do
FUNDAP para o cliente, o Estado do Espírito Santo concede
um prazo médio de 75 dias para o recolhimento do imposto
ICMS destacado na Nota (operação interestadual,
quase sempre com a alíquota de 12%).
Além disso, como vantagens adicionais:
1. crédito imediato para compensação no primeiro
recolhimento do ICMS destacado na Nota Fiscal;
2. nos casos de importação para revenda, redução
dos encargos do Imposto sobre Produtos Industrializados-IPI, através
de consequente redução de sua base de cálculo.
Vale ressaltar:
1.a Trading Intermediária poderá participar da operação
como Importadora e Consignatária da mercadoria, ou apenas
como Consignatária;
2. em qualquer dos casos, será firmado entre a Trading
e o cliente um "Contrato de Compra e Venda Mercantil",
estabelecendo as responsabilidades e os compromissos de ambas
as partes;
3. o fato de se utilizar uma Trading nos processos exigirá
pequenas alterações, o que não acarretará
qualquer atraso nas liberações das mercadorias.
.
GRI (General Rate Increase)
- Aumento geral de fretes em uma dada conferência ou acordo
de tarifas.
Heavy
Lifts - Volumes Pesados.
House to House -
Carga aceita pelo armador no porto de embarque e entregue no porto
de desembarque (ver CY/CY)
IA - Independent
Action , quando um armador , membro de uma conferência de
fretes, toma uma decisão unilateral de reduzir um frete
de tarifa .
IHC - Inland Haulage
Charge - Cobrança relativa a transporte interno do container
de/para fábrica/porto .
In Bond - Carga
que não tenha sido desembaraçada e que esteja seguindo
para um determinado ponto sob a responsabilidade do armador .
Laden on Board -
Um b/l que indica que uma carga foi carregada no navio.
LCL (Less then
Container Load) - Significa que o contêiner
não foi completamente carregado.
Letter of Credit
- Documento emitido por um banco autorizando a transferência
de fundos do comprador para o vendedor sob termos e condições
estabelecidos para transações internacionais.
Letter of indemnity
- Libera uma das partes envolvidas de qualquer responsabilidade.
Proteção dada para o prestador de serviços
(armador p/ ex ) , por escrito, autorizando alguma ação
que seja diferente do contratado ou padrão.
Manifest
- uma fatura contendo a lista detalhada de toda carga
carregada em um navio.
Marks and Numbers
- O detalhe identificador em uma embalagem (deve constar no b/l).
Me Too - O ato de
um ou mais armadores seguir o IA de um outro armador.
Negotiable B/L -
B/L negociável ; b/l original endossado pelo exportador
que é usado para negociar documentos com o banco.
Negotiatioting Bank -
Banco aonde o exportador negocia os documentos ou aonde os documentos
são primeiramente negociados. Normalmente localizado no
país de origem.
NOS - Not Otherwise
Specified. Normalmente utilizado para acessar fretes para mercadorias
não constantes na tarifa e, portanto com um frete único.
Notify Part - Empresa/pessoa que aparece no b/l
como parte a ser informada quando da chegada da carga. Pode ser
diferente do consignatário.
OBL - Bill of Lading
original.
On Deck Stowage - Carga estivada no deck do navio.
Open Rates - Fretes
estabelecidos para cada armador individualmente. Estes fretes
embora constem na mesma tarifa podem ser diferentes de armador
para armador.
Outbound - Embarques
de exportação.
Outport - Porto
normalmente não servido pelos membros.
Packing List - Lista
de pacotes/embalagens para cada embarque mostrando detalhes de
peso e medidas individualmente.
Per Diem - Custo por dia. Cobrado por container
em poder do cliente por um período extendido; taxa cobrada
de uma companhia de transportes rodoviários devido à
devolução tardia do container.
P/H - Pier to House.
REPETRO
- Regime
Aduaneiro Especial para exportação e importação
de bens destinados às atividades de exploração
de petróleo e de gás natural, com isenção
fiscal até 31/12/2005.
Para consultar a Instrução Normativa 04/2001, visite:
www.receita.fazenda.gov.br
ROF
- Registro de Operações Financeiras.
SISCOMEX
- Sistema Integrado de Comércio Exterior.
Scope - Área
coberta pelo acordo.
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